Papai noel existe? Qual a cor da pele dele?

December 15, 2017

Em uma rede social voltada ao mundo profissional, vejo um post onde o usuário do perfil compartilha a imagem de homem preto trajado de papai noel em um shopping center, no post diz assim:

 

“Um Shopping Center resolveu contratar um Papai Noel negro. Recebeu duras críticas. Todas partindo da lógica de que 'não existe Papai Noel negro.' É melhor avisar a essas pessoas que o que não existe é Papai Noel. Em tempo: a iniciativa é bem original para quebrar preconceitos. Detalhes no primeiro comentário”.

 

Vários comentários foram disparados na página do autor, dos mais variados contextos, o que mais nos chamou a atenção não eram os comentários, pois já os conhecemos e embalamos seu sono profundo, para que durma sem despertar por muito, muito tempo mesmo, porém se em algum 25 de dezembro  o bom velhinho chegar com qualquer outro tom de pele, ele acorde e se sinta ultrajado novamente, pois mudaram sua forma encaixotada de representação, as vendas caíram, precisamos alavancar o varejo, eliminar a inadimplência e a vacância.

 

Então, voltamos nossa atenção para as siglas das certificações e cargos ocupados por aqueles, cujo os comentários estavam no mínimo com 129 anos de atraso, porém estavam externando seus pensamentos com a mais clara lucides.

 

Esta questão de preconceito racial institucional, no mundo corporativo, herança da obra da escravidão, “muitos não se atentam” (escrita velada) para o fato da necessidade de discorrer sobre o assunto, sem tentar ser politicamente correto, e procurar compreender, ouvir intimamente e  utilizar das certificações e títulos que possuem, empregando o real valor, ou seja dignificar isto se for realmente verdadeiro, mostrar em suas atitudes que  pode ir além de apenas tempo de permanência no ambiente educacional, aplique sabedoria pelo menos na empatia com as ações do outro, volte um pouco mais se necessário para fazer a lição básica.

 

Aquela no início de sua jornada escolar, conforme Jean William Fritz Piaget que envolve o realismo moral e o diferencia entre duas características que giram a moral heterônoma e a autônoma.

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes

February 1, 2018

November 20, 2017

Please reload

Siga
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com